RESENHA: O Menino do Pijama Listrado de John Boyne

PhotoGrid_1440296321646

“Não torne as coisas piores, pensando que dói mais do que você realmente está sentindo.”

Escrito por: May

Você começa a ler o livro e pensa: “ já vi o filme, já sei o que acontece, não vou sofrer.” MAS NÃO.

O livro conta a história de Bruno, um garoto alemão de 9 anos. Ele vive em Berlim com seus pais e sua irmã mais velha, até que um dia tem que se mudar, por causa do trabalho do pai, que é um soldado. Mas Bruno não gosta da nova casa. Ela não é tão legal quando a de Berlim, ele sente falta dos melhores amigos e dos avós, fora aquela cerca e as pessoas de pijamas listrados que lhe causavam arrepios. Um certo dia, ele conhece Schmuel, um garoto que vive do outro lado da cerca. E então a vida de Bruno na nova casa muda com o amigo.

Já faz muito tempo que vi o filme e tinha vontade de ler o livro, mas, por diversas razões, que nem mesmo eu sei, nunca tive oportunidade de ler, até agora. E quando terminei, a única coisa que conseguia pensar era: “Meu Deus, por que não li isso antes?”

O livro e passa durante a Segunda Guerra Mundial e é contado pelo ponto de vista de Bruno, que não tinha ideia das coisas horríveis que aconteciam, o que me surpreendeu demais, pois trata de um modo muito inocente tudo o que acontece ao redor do protagonista. Muitas vezes não dando muitos detalhes, ou apenas no deixando com uma desconfiança, sem realmente contar.

É muito impactante essa forma tão sutil de contar um fato histórico tão terrível. John Boyne consegue retratar muito bem o cenário da época.

Eu sou apaixonada por qualquer coisa relacionada a Segunda Guerra, sinceramente não sei o porquê, já que sempre sofro. Mas nunca um livro sobre o assunto tinha me tocado tanto quanto esse.

O Menino do Pijama Listrado é maravilhoso, aquele tipo de livro que todos devem ler.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s