RESENHA: Fique Onde Está e Então Corra de John Boyne

“O mundo é imenso, não é? Você acha que nos outros planetas todo mundo se odeia também? “

Escrito por May

Livro: 
Autor:John Boyne
Editora: Seguinte
Páginas: 224
Avaliação:Sem título 

E mais uma vez John Boyne destruiu todos os meus sentimentos com um livro.

Fique Onde Está e Então Corra, conta a história de Alfie, um menino inglês que, em se aniversario de 5 anos recebe uma notícia nada boa: a I Guerra Mundial havia começado. Seu pai se alista e logo vai para seu treinamento. Depois de 4 anos, Alfie já não tem mais notícias de seu pai, sempre que pergunta para sua mãe ela lhe responde que ele está em uma missão secreta, mas o garoto não acredita. Até que um dia ele descobre o paradeiro do pai e vai em busca dele.

Confesso que comprei o livro sem saber do que se tratava, apenas por ter sido escrito por John Boyne. Depois de ler a sinopse e ver que era I Guerra Mundial fiquei sem saber menos ainda o que esperar, afinal, nunca tinha lido nada do tema e acabei me surpreendendo.

Mais uma vez o autor nos relata um terrível fato histórico pelo ponto de vista de uma criança. Mas, diferente de O Menino do Pijama Listrado, a narrativa não é tão infantil, pois Alfie amadurece muito durante os anos em que o livro se passa. Com seu pai na guerra e sua mãe trabalhando grande parte de seu tempo para sustentar o filho, ele fica mais independente. Essa é uma característica que eu gosto em um livro, personagens que crescem ao longo da história.

Eu ficava me colocando no lugar dos personagens o tempo todo, imaginando como seria viver aquilo, o que me afetou demais. E mesmo no final do livro eu não conseguia parar de pensar que, depois de Alfie ver tudo o que seu pai passou, logo seria a vez dele de ir para uma guerra. Porque, afinal, depois da I Guerra Mundial, veio a Segunda.

Esse foi um livro que me fez sofrer do começo ao fim, mas eu recomendo a qualquer um que goste de um romance histórico. Eu não conseguia parar de ler e de refletir sobre a história. A escrita de John Boyne continua viciante, os personagens são maravilhosos, a quem você não consegue não se apegar. Me fez ter mais certeza ainda de que quero ler qualquer coisa escrita por ele.

4 comentários sobre “RESENHA: Fique Onde Está e Então Corra de John Boyne

Deixe um comentário

