RESENHA: Perdido em Marte de Andy Weir

Escrito por May

BeFunky Design

“Todo ser humano tem um instinto básico de ajudar os outros. Talvez não pareça ser assim às vezes, mas é verdade.”

Livro: Perdido em Marte
Autor: Andy Weir
Editora: Arqueiro
Páginas: 336
Avaliação:Sem título

Já faz muito tempo que eu estou para postar essa resenha. Mas como eu terminei um pouco antes de lançar o filme, resolvi esperar para assistir e depois comentar os dois juntos.

Perdido em Marte conta a história de Mark Watney, um astronauta que é mandado para uma missão a Marte. Após sofrer um acidente durante uma forte tempestade de areia, seus companheiros, achando que estava morto o deixam para trás. E quando Mark acorda, se dá conta que está sozinho e sem ter como voltar para casa ou se comunicar. O livro nos mostra o tempo em que ele passou, e suas tentativas para sobreviver ao Planeta Vermelho.

A primeira característica que quero ressaltar é o incrível senso de humor de Mark. Suas piadas são um alívio cômico para as situações mais tensas. E, para mim, mostrou um lado de encarar as coisas totalmente diferente. Com mais bom humor, sempre sem perder as esperanças. Não importava o que acontecesse, ele sempre cuidava de tudo com uma determinação gigantesca e muita esperança, nunca desistindo. O que me fez pensar muito. Eu já disse que sempre me coloco no lugar dos personagens, e durante minha leitura eu ficava me imaginando passando por tudo que Watney passou e eu não consigo e imaginar durando nem metade do tempo que ele durou. Eu desistiria logo no começo, quando percebesse que estava sozinha e presa ao planeta.

CIMG0046

“Nunca percebi como Marte é silencioso. U mundo silencioso, praticamente sem atmosfera para propagar sons. Eu podia ouvir meu próprio coração batendo.”

Outro ponto que me agradou foram as explicações muito dada pelo astronauta para tudo o que fazia para tentar sobreviver. Ele detalhava muito bem cada instrumento usado, cada maneira, dando a sensação que aquilo pode mesmo acontecer. Não são acontecimentos que são simplesmente jogadas para nós, como se Mark tivesse usado mágica para fazê-las. Mas, apesar de ter gostado dessa parte, ela também atrasou um pouco a minha leitura devido a todo o vocabulário científico, dados químicos e físicos usados (desculpa gente, sou de humanas). Por isso tive que ter paciência, mas nada que me atrapalhasse a experiência da leitura.

Me agradou também a forma como grande parte do livro é narrada, em forma de diário de bordo de Watney. O livro intercala as narrações de Mark, com cenas que se passam na terra, do pessoal da NASA fazendo tudo para poder trazê-lo de volta.

Sobre o filme, ele foi bem fiel ao livro. Captaram bem o senso de humor de Watney, também mostrando um lado mais sério do personagem. Eles conseguiram intercalar as cenas em Marte com as cenas na Terra muito bem. O filme me trouxe a mesma emoção que sentia durante o livro. Quando terminei o livro fiquei com aquela curiosidade básica de saber o que aconteceu a cada um dos personagens, e a cena final do filme mostra um pouco disso, o que contou muitos pontos comigo. O filme conseguiu superar minhas expectativas que estavam altíssimas.

Perdido em Marte foi, com toda certeza, um dos melhores filmes e livros de 2015, vale a pena conferir.

Anúncios

6 comentários sobre “RESENHA: Perdido em Marte de Andy Weir

  1. May, acredita que vi esse filme na semana passada?!?!? Gostei muito, mas eu esperava um fim totalmente diferente… Mas curti pacas! Mas não sei se depois do filme GRAVIDADE, os filmes que se passam no espaço ficaram todos iguais, nê?!??!?!

    Já voltamos com as funções do nosso blog… Têm coisa bacana rolando por lá. Sobrando um tempinho e quando estiver de boa, aguardo sua visita! =)

    http://www.andrehotter.com
    👻 Snapchat: andrehotter
    📸 Instagram: @andrehotter
    HuG!

    Curtido por 1 pessoa

    • Eu também só fui ver semana passada, o filme nem chegou a passar no cinema da minha cidade 😦 Sabe que esse foi o primeiro filme no estilo que vi, você me recomenda assistir outros?
      Pode deixar que vou dar uma passada lá no seu blog sim ❤

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s