As Mulheres da Ficção

Escrito por Lu

Durante muito tempo houve uma resistência a presença de personagens femininas em ficções, ou ao seu desenvolvimento, diversas vezes elas eram objetificadas ou reduzidas a interesse amoroso de algum galã, mas isso foi se reduzindo e a cada década várias personagens maravilhosas foram introduzidas a esse estilo que hoje está evidencia na literatura, cinema e televisão.

fd3175de43899e567c85000b54f89e862

Nyota Uhura pode ser considerada uma das pioneiras da revolução feminina dentro da ficção científica, o fato de haver em 1963 numa série futurística uma mulher negra com bem sucedida se tornou algo inspirador para vários jovens negros na época, independentemente de gênero.

tumblr_inline_nqbd3ro7331qma866_500

Em 1977 seria lançado um filme que se tornaria ícone da cultura geek: Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, protagonizado por Harrison Ford, Mark Hammil e Carrie Fish que teve a responsabilidade de representar um núcleo feminino pouco focado na primeira trilogia. Leia inicia na história como aliada da aliança rebelde e futuramente em O Despertar da Força ela se torna general do movimento.

tumblr_nz72erkdey1sbqrlmo6_500

Também no final da década de 70, outra personagem que se tornaria símbolo domina a tela dos cinemas. Ellen Ripley de Alien não segue um padrão hollywoodiano, não chega a ser nem simpática e não precisa de nenhum homem para salva-la. Ela é forte e inteligente e uma das personagens mais consistentes do filme, é considerada até hoje por muitos a personagem feminina mais importante no gênero da ficção.

dana-scully-costume-2

Arquivo X foi lançada pela FOX em 1994, apesar do plot principal ser a busca de Agente Mulder pela verdade que cercava o sumiço de sua irmã (que ele acredita ter sido abduzida), foi Dana Scully quem roubou os holofotes. Scully é uma personagem forte, inteligente, excelente profissional mas também real e acessível o que a tornou exemplo para várias mulheres mundo afora.

Para o revival da série Gillian Anderson trouxe à tona que inicialmente foi oferecido a ela um salário menor que o de seu parceiro David Duvocnhy, colocando novamente em destaque a desvalorização do trabalho feminino.

giphy

Em 1997, enquanto Gillian arrematava o prêmio de melhor atriz em série dramática no Globo de Ouro a The WB lançava Buffy a Caça-Vampiros, série protagonizada por Sarah Michelle Gellar se tornaria um grande sucesso e modelo de inspiração para diversos outros programas. O show sempre é retratado como uma inversão de estereótipos, além de valorizar suas personagens femininas, quebrar diversos tabus e tratar o preconceito como existente porém inaceitável.

4dc76370-c5a5-0132-9a62-0e01949ad350

Harry Potter e a Pedra Filosofal nos apresentou Hermione Granger, filha de pais trouxas, ela foi vítima de preconceito por sua origem. A personagem se destacava por sua inteligência e esperteza sendo considerada a melhor aluna de seu ano, e também por sua coragem sendo esse o motivo a qual foi designada para Grifinória.

A adaptação do livro também trouxe aos holofotes Emma Watson que anos depois se tornaria Embaixadora da Boa Vontade da Agência ONU Mulheres e promotora da campanha #HeForShe.

tumblr_m70nffhowh1qf9mevo1_500

Outra saga de sucesso com personagens femininas fortes é Jogos Vorazes. Os livros são protagonizados por Katniss Everdeen, uma adolescente moradora da área mais pobre de seu distrito que após a morte do pai teve que desempenhar o papel sustentar a família. Ela se sacrífica pela irmã ao se voluntariar para ir aos Jogos Vorazes, suas atitudes na arena são tão marcantes que ela inesperadamente inspira uma revolução e acaba se tornando o símbolo da mesma. Katniss é durona, valente, honesta e teimosa, mesmo quando era forçada a manter determinado perfil ou agir de tal maneira ela tentava encontrar uma maneira para desviar de tal opressão.

Além de Katniss, outra personagem marcante nos livros é Johanna Mason, tributo do distrito 7 que sofreu diversas vezes na mão da Capital por causa de suas ideologias.

tumblr_nw8970r4s81txxcodo1_500

A trama de How To Get Away With Murder gira em torno da enigmática Annalise Keating, uma advogada criminal e professora de direito altamente reconhecida. A série explora todos os lados da protagonista indo das suas atitudes mais frias aos momentos mais pessoais, o destaque vai para Viola Davis que executa excelentemente a advogada, sua atuação lhe rendeu o Globo de Ouro ano passado.

cast-women

Já que o assunto é série, The 100 é mais uma que também possui personagens que vão muito além de rostinhos bonitos, elas são  mulheres valorizadas, respeitadas, que vão a luta e são postas em posições de destaque como líderes, médicas e astronautas, além de explorar delas plots bem construídos e fundamentados.

42itgkb7eoyk4rdb1jarpbhzsk7nxnarzuey7sx9mmwtmtya2ok8qyf2uib6mwjq

Outra personagem de destaque é a Michonne de The Walking Dead,  ela apoia e ajuda todos e nunca foge de uma briga, defende todos até o fim se colocando em risco caso seja necessário, apesar de já ter sofrido muito nunca deixou que isso a afetasse, além de inteligente e fiel ela luta como ninguém.

tumblr_nydzg3y3gh1tqpw9zo2_500

Não se pode esquecer das adaptações de comics. Antes já tínhamos Tempestade, Jean e outras em X-Men além da Mulher Invisível no Quarteto Fantástico, mas claramente foi Scarlett Johansson no papel da Viúva Negra quem abriu portas para diversas outras personagens já que após de sua participação em diversos filmes da Marvel, surgiram séries como Agent Carter, Jessica Jones, Supergirl e os filmes da Capitã Marvel e Mulher-Maravilha.

tumblr_n2d3l5on161trmkp7o1_500

E também as animações claro! Em Valente e Mulan se encontram duas protagonistas que não se encaixam no estereótipo convencional de princesa, pois não estão a procura de príncipes, são fortes e ainda conseguem muito bem guiar um filme de ação.

furiosa-632x400

A última personagem desse post é talvez a mais marcante de 2015, a Furiosa de Mad Max: Estrada da Fúria. A personagem de Charlize Theron representa a mulher vivendo num mundo onde elas não são valorizadas, ela luta contra autoridades machistas e tenta a todo custo salvar as mulheres de situações abusivas.

Esse texto foi uma maneira de homenagear as mulheres que reinam num dos estilos que eu mais amo, a ficção, existem muitas outras personagens incríveis que eu não pude mencionar por motivos tempo e pois infelizmente não tenho conhecimento sobre todas, aliás, quero agradecer a Paulinha por ter me ajudado com a parte de Mad Max e The Walking Dead, espero que tenham gostado! Feliz dia da Mulher para todas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s