RESENHA: O Mau Começo de Lemony Snicket

Escrito por May

BeFunky Design

“Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro.”

Antes de tudo eu gostaria de pedir desculpas pelo atraso para postar essa resenha. Eu sei que prometi que postaria uma vez por mês para o projeto, mas minha vida anda tão corrida que não tive tempo.

Se você veio aqui esperando uma resenha de m livro fofinho, com um final feliz, pode ir parando por aqui, pois veio ao lugar errado. Essa história não tem um feliz, muito menos um começo, e são raros os momentos de alegria durante a narrativa.

Primeiro me deixem apresentar os protagonistas, os três são incrivelmente inteligentes, cada um à sua maneira. Violet, a mais velha, é uma excelente inventora, Klaus já leu mais livros do que qualquer criança de sua idade e Sunny, a bebê, com seus dentes afiados gosta de morder praticamente tudo.

O Mau Começo, como o próprio nome sugere, vai nos contar como todas as desventuras passadas pelos irmãos Baudelaire começaram. Eles tinham uma ótima vida inventando, lendo e mordendo, até que um dia, recebem a notícia de que sua mansão havia pegado fogo e que seus pais morreram durante o incêndio. Eles então foram levados para viver com Conde Olaf, um parente distante dos pais de quem eles nunca ouviram falar. Com sua monocelha e tatuagem de olho no tornozelo, Olaf não causou uma boa primeira impressão nas crianças, que estavam certas.

BeFunky Design2

“A não ser que vocês tenham tido uma sorte rara, raríssima, na vida, certamente terão passado por experiências que o fizeram chorar. Ou seja, a não ser que tenham tido essa sorte raríssima, vocês sabem que uma boa e longa sessão de choro é capaz de melhorar nosso ânimo, mesmo que as circunstâncias se mantenham as mesmas.”

Foi uma ótima experiência reler Desventuras em Série, que foi uma saga de livros que me acompanhou durante a infância. Foi ótimo reencontrar os personagens e lembrar de detalhes que já havia esquecido. Apesar de não me lembrar exatamente como me senti na primeira leitura, sei que foi completamente diferente de agora.  Talvez por ter uma certa maturidade agora, entender de algumas coisas e ter um pensamento diferente, o livro mexeu demais comigo. Antes eu não via o que os órfãos passaram nas mãos de Olaf como algo tão grave assim. Dessa vez eu ficava angustiada, querendo entrar a todo momento no livro e proteger os Baudelaire.

Quanto a escrita de Lemony Snicket, é tão viciante quanto eu lembrava. Cheio de piadas e momentos que aliviam a tensão, eu nem percebi quando cheguei ao final do livro.

Agora fiquem com esse bônus: minha gata me impedindo de tirar a foto do livro.

BeFunky Design3.jpg

Deixe um comentário

