TOP 10 – PEÇAS TEATRAIS

Escrito por Monique

Bom dia, Boa tarde, Boa noite.
Meu nome é Monique. Sou amiga da Lu e da May e fui convidada para fazer uma postagem especial e lógico que demorei mais de um mês só para escolher o tema. Acho que elas até se arrependeram de me chamar hehe

Tenho 19 anos, sou aquariana, viciada em séries, gatos e miojo. Estou no terceiro período de artes cênicas (#Teatro #VemFama) e resolvi falar sobre algo que também amo muito e que é diferente para o blog, peças teatrais! Graças a Baco eu tenho a mania de escrever todas as peças que leio. Bora lá?

12239655_1022709527750131_8425546079808149242_n

Foto do exercício cênico o qual fiz parte.

10 – MORTOS SEM SEPULTURA / Jean Paul Sartre

Essa peça é uma daquelas bem “tensas”, confesso que não gostei muito quando li pela primeira vez, mas a peça é tão chocante, tão intensa que não tem como não se envolver.

A peça gira em torno de um grupo da Resistencia Francesa que foi preso após atacar um vilarejo. Alguns integrantes da Milícia Francesa são os responsáveis pela prisão desse grupo e agora precisam saber onde está o líder deles, para a obtenção dessa informação são capazes de tudo, inclusive de torturas físicas.

“Você é responsável por tudo o que acontece com você”

Performance maravilhosa de uma das músicas da peça. ❤

09 – OPERA DO MALANDRO / Chico Buarque

Sempre ouvi falar muito bem dessa peça, mas não sabia do que se tratava a história. Após ler só conseguia pensar em: “Surpreendente”. Não era nada do que esperava, é divertida ao mesmo tempo que critica várias coisas do universo carioca. Fora as músicas que são de arrepiar. Objetivo da vida: Assistir uma montagem.

A peça gira em torno do casamento de Terezinha e Max. Terezinha, filha do cafetão Duran e da cafetina Vitória. Max, chefe de um grupo de contrabando. Tem como essa união dar certo? A peça mostra algumas outras prostituas, incluindo a famosa “Geni” ou Genival, que é um travesti.

“Joga pedra na Geni, joga bosta na Geni.
Ela é feita para apanhar.
Ela é boa de cuspir, ela dá pra qualquer um.
Maldita Geni!”

O Autor da Compadecida1.jpg

08 – AUTO DA COMPADECIDA / Ariano Suassuna

Impossível não lembrar do filme né? Mas achei a peça muito diferente e mais interessante, em vários aspectos. Essa é uma daquelas peças que você já lê rindo. Os personagens principais são apaixonantes e divertidíssimos.

A peça é narrada pelo personagem palhaço e a história se inicia quando Chicó e João Grilo tentam convencer o padre a benzer o cachorro de sua patroa, a mulher do padeiro. Como o padre se nega a benzer e o cachorro morre, o padeiro e sua esposa exigem que o padre faça o enterro do animal. João Grilo diz ao padre que o cachorro tinha um testamento.

“Não sei, só sei que foi assim! ”

procopio1

J. Abreu e Gê Martu encarnam os mendigos de Deus lhe pague, de Joracy Camargo

07 – DEUS LHE PAGUE / Joracy Camargo

Essa peça é muito interessante e surpreendente. Eu gostei principalmente porque a leitura é rápida, você quer saber logo o que vai acontecer no final.

SPOILER (Não consegui contar a história da peça, sem dar um pouquinho de spoiler): A peça gira em torno de Mendigo que é velho, rico, inteligente, esperto e que trabalha como mendigo, pedindo esmolas depois das missas.

“Quando dizem: Quem dá aos pobres empresta a Deus” confessam que não dão aos pobres mas emprestam a Deus… Não há generosidade na esmola: há interesse. Os pecadores dão para aliviar os seus pecados…”

06 – O NOVIÇO / Martins Pena

O noviço é uma das mais famosas peças de Martins Pena. Tem várias situações inusitadas, o que torna a peça muito divertida. Só consigo dizer uma coisa, leiam! kkk

Ambrósio casa-se com Florência interessado em sua herança. Para ter total controle da fortuna, planeja enviar para o convento os filhos de Florência, Emília e Juca, assim como fizera com o sobrinho dela, Carlos.

05 – DON JUAN OU O CONVIDADO DE PEDRA / Molière

Doido, doidinho de pedra esse Molière. Essa peça é muito doida! É divertida, engraçada. A leitura flui, você nem percebe que o tempo passa de tão interessante. Tem várias peças com o famoso, Don Juan de Tirso de Molina, mais essa de Molière é sensacional, o personagem realmente é um galã.

A peça apresenta um personagem infiel, sedutor, valente e hipócrita: Don Juan, um aristocrata que coleciona conquistas amorosas, seduzindo tanto moças da nobreza quanto criadas. A única coisa que o interessa é a conquista, e abandona as mulheres tão logo aproveita-se delas. Suas conquistas despertam inimizades que o obrigam a bater-se em duelos.

04 – O MATADOURO MUNICIPAL / Tennessee Williams

Dica: Pegue 10 minutos do seu dia e leia. É tão curta, tão intensa. Até hoje não superei o quão “pesada” essa peça é, as vezes paro para repensar e refletir sobre ela ainda.

A peça começa com um rapaz que foi encarregado para uma missão (um pouco suicida), ele se despede de sua namorada. Após sua namorada sair um Senhor pergunta para o Jovem onde é o Matadouro Municipal pois ele foi convocado para ir até lá. (#Arrepiei)

Ps: Comentem ai, o que vocês acharam da atitude do rapaz?

13342875_1536358496672388_4484430727781275421_n.jpg

03 – DE PERNAS PRO AR / Flávio de Souza

Estava esperando chegar nessa peça. Amo, amo, amo, amo. Não sei explicar só sei sentir. Brincadeira. É uma comédia de 3 atos onde todo mundo trai todo mundo. É uma confusão. A peça é engraçada, divertida, é tudo dibom!

Gira em torno de Fernando (Dinho) que resolve trair sua mulher, Marta, com a sua secretária, Helena. O que Dinho não esperava é que no meio do encontro (em sua casa) Marta Iria chegar. O que ninguém esperava é que Marta também irá trair Dinho naquela noite.

“Trair não, traição é uma palavra feia. Digamos que bem… eu resolvi conhecer outra mulher no sentido bíblico. “

02 – A EXCEÇÃO E A REGRA / Bertolt Brecht

Brecht merece estar em segundo lugar tanto com essa peça como com Terror e Miséria no III Reich. Eu não sei mas peças com caráter político, que te fazem refletir e pensar são as minhas favoritas. Essa peça é “um tapa na cara da sociedade”. A história é intensa e genial, tem ação, coisas engraçadas, coisas tristes… resumindo é completa. E além de tudo é curtinha  ❤

A peça trata do julgamento de um comerciante rico, que durante uma viagem de negócios pelo deserto, matou o homem que lhe servia de carregador e guia.

“No regime que criaram,
Humanidade é exceção:
Assim, quem se mostra humano,
Paga caro essa lição “

 

01 – HOMENS DE PAPEL / Plínio Marcos

Dói só de lembrar. Como uma peça pode mexer tanto comigo? Juro que não esperava, a história, a minha reação, o quanto fico abalada só de lembrar. Conselho: Se você não quer a nossa realidade cruel esfregada na sua cara… não leia. Não sei se leria com esse conselho, mas sempre ouvi dizer e agora sei que é verdade é que a peça é maravilhosa. É incrível, profunda, perturbadora.

A peça retrata a rotina de um grupo de catadores de papel que estão revoltados com a exploração do comprador e resolvem fazer uma greve. Até que chega à comunidade um casal com uma filha doente. A partir daí ocorrem acontecimentos trágicos e reais na trama.

“Nhanha. Nhanha”

(Eu sei que essa frase não diz nada agora, mais leia. E depois me diga o quanto ela significa.)

 

Obs: Desculpa Shakespeare e Nelson Rodrigues, eu ainda amo vocês.

Fica aqui uma listinha com outras peças, que já li e super recomendo:

Tennessee Williams: Porque você fuma tanto Lily & Esta propriedade está condenada.

Flavio de Souza: Flashback, A menina a cores, Repetition.

Nelson Rodrigues: Vestido de noiva, Valsa Nº6, A mulher sem pecado & Perdoa-me por me traíres.

William Shakespeare: A trágica história de Hamlet, Sonho de uma noite de verão, Romeu e Julieta.

A Mandrágora- Maquiavel

A gaivota – Anton Tchekhov

Casa de bonecas – Henrik Ibsen

Édipo Rei – Sófocles

O mambembe – Arthur Azevedo

Entre quatro paredes – Jean Paul Sartre

Terror e miséria no III reich – Bertolt Brecht

Anúncios

Um comentário sobre “TOP 10 – PEÇAS TEATRAIS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s