BEDA: Dicas Para Aprender Inglês

Não lembro se alguma vez eu já comentei isso aqui no blog, mas eu trabalhe por dois anos como professora de inglês. E, somando meu tempo como professora e minha experiência pessoal, eu percebi algumas maneiras que podem nos ajudar no aprendizado não só do inglês, mas de qualquer outra língua. E por isso, eu resolvi fazer esse post hoje, com intuito de poder ajuda-los, pelos menos um pouquinho.

A primeira coisa que vocês precisam saber é que, saber a gramática de cor não vai te ajudar em nada. Ela é importante para você saber falar corretamente, mas é um detalhe que pode ser visto depois, ou apenas como uma base. Nós devemos aprender qualquer língua da mesma forma que aprendemos o português: pelo contato constante e pela repetição.

Para citar Mairo Vergara, um professor de inglês que dá aulas online:

“Você aprende a falar uma língua escutando-a e aprende a escrever em uma língua lendo.”

Quando se quer aprender uma nova língua, nós devemos estar em constante contato com ela. Não adianta escutarmos uma música ou ler um texto uma vez ou outra. Ela deve estar presente em todos os nossos dias para que possamos entender cada vez mais o que é dito. Por isso, sempre tire um momento para poder escutá-la no seu dia. Não precisa ser muito tempo, vinte minutos ou meia hora já bastam, desde que você tenha essa frequência.

Essa é provavelmente a dica mais dada quando se trata do assunto, mas ler, ver séries e escutar músicas na língua que se pretende aprender é de EXTREMA importância. É ai que está o nosso contato direto com a língua.

Eu fiz curso por dois anos e meio e quando deixei, meu inglês era bom, porém eu ainda não entendia ou falava com tanta facilidade. Mas todos os dias eu assistia uma série, e logo comecei a ler em inglês também, o que melhorou demais o meu entendimento.

As melhores séries para se começar a assistir em inglês são as de comédia, como Friends, How I Met Your Mother, New Girl, etc. Pois o vocabulário delas não é tão complicado e a maneira como eles falam é exatamente como os americanos falam.

 A melhor maneira de assistir seria em inglês com legenda também em inglês, porém, no começo pode parecer um pouco difícil. Por isso eu aconselho a começar com a legenda em português, mas tentar prestar mais atenção no que é dito. Você irá perceber que, com o tempo, começará a pegar uma palavra que conheça ou entender alguma frase. Quando se sentir um pouco mais confiante, passe para a legenda em inglês, e depois tente assistir sem legenda.

BestYAof20152.jpg

O que eu percebi na leitura é que, livros Jovem Adulto são os melhores para aqueles que querem começar a ler em inglês. Eles tem uma linguagem mais fácil de ser entendida. Assim como nas séries, quando começar a sentir-se mais confiante, passe para leitura um pouco mais difíceis, como fantasias ou livros mais adultos.

Existe um site chamados Lyrics Training que é ótimo para treinar o seu entendimento como músicas. Além de ser muito divertido é uma ótima forma de aprender. Eu usei muito como meus alunos e eles adoravam, pois assim aprendiam o inglês com suas músicas favoritas.

lyrics-training.jpg

O site funciona como um jogo, você escuta a música e acompanha a letra, porém em determinados momentos faltam algumas palavras que você deve completar de acordo com o que ouviu. O site tem vários níveis, desde o iniciante até avançado.

Bom, essas foram algumas dicas para aprender inglês. Caso vocês gostem, eu posso fazer mais posts com esse tema, mostrando tudo o que aprendi como professora e os materiais que usava. Me diz ai o que vocês acharam do post e se alguma dessas dicas já te ajudou com alguma língua nova.

Deixe um comentário

